quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DIA DOS PROFESSORES

O dia dos professores está chegando (15/10) e, com ele, a inevitável movimentação, junto às mães, no sentido de escolher uma lembrança para esses profissionais pra lá de importantes na vida dos filhotes.

Algumas escolas posicionam-se abertamente contra qualquer espécie de troca de presentes, com o propósito explícito de evitar o incentivo do consumismo entre as crianças.
Acho até bacana a idéia, mas, sinceramente, não concordo que uma postura forçada seja capaz de ensinar algo. 
É claro que existem exageros que, certamente, não precisam ser incentivados. Mas, o erro de exagerar, na minha opinião, não justifica o erro de proibir.

Felizmente, a escola do João não proíbe a prática. Digo felizmente, pois acho mesmo muito legal poder ter (mais) essa oportunidade para agradecer aqueles que, com tanto empenho, dedicam tempo, carinho e aprendizado aos nossos filhos.

Na intenção de dar sentido ao ato, muitas vezes, tomei a iniciativa de elaborar, junto com as crianças, o presente a ser dado.  Na maioria das vezes, me ofereço ao menos para fazer o cartão, e faço isso com a pura intenção de personalizar a lembrança. 
Já comprei uma manta e costurei retalhos onde cada um carimbou sua maozinha, já colhi digitais para um quadrinho, recolhi fotos para um fotolivro que eu mesma fiz, e por aí vai.
Tem que ter criatividade, confesso, mas tem muita coisa legal que pode ser copiada.

O que não dá é pra ficar sem agradecer e, principalmente, deixar os pequenos sem saber o sentido daquele embrulho que vão entregar, né!

Seguem idéias de coisas que eu já fiz por aqui.
Porque todo mundo gosta de receber um carinho...






quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DELICADEZA

Tem coisas que a gente só descobre sendo mãe. São necessidades que você só sente quando tem um filho. Muitas são coisas banais, do dia a dia mesmo. E, como a gente quer caprichar com o filho, existe sempre aquela busca pelo que melhor te serve para este ou aquele propósito. 
O post anterior, aliás, fala um pouco sobre isso. Quem é que, sem filhos, ia pensar numa toalha grande de capuz? Ou em uma almofada para amamentar, um lençol descartável para colchão, uma meia com antiderrapantes, e por aí vai.
Pois bem. Uma coisa que não passa despercebida de nenhum pai ou mãe de primeira viagem é a quantidade de festinhas infantis para as quais o seu filho (e você) é convidado. Depois que ele inicia a vida escolar, então, impossível dizer quantas serão ao ano. 
Eu sempre gostei de presentear. E, infelizmente, presentear, quase sempre, custa caro. Com tantas festinhas, confesso, fica difícil caprichar tanto em todos os presentes. 
Eu continuo tentando personalizar ao máximo as escolhas e, nesse sentido, vai a dica desse post. 
Eu sempre achei um charme papelaria personalizada. Essa mesma, que ganhou tanto espaço no universo infantil sobretudo com as festinhas feitas sob medida. 
Nessa linha, logo cedo, encomendei para o João etiquetas De/Para e cartões personalizados para fazer acompanhar os presentes dos amiguinhos. Peguei gosto pela coisa e, dada a absoluta utilidade do item, comecei eu mesma a fazer, tanto pra mim e para o João, como para quem me pede. 
Adoro!
Dá pra brincar com o tema, a cor, o formato. Dá pra fazer adesivo como fecho, carimbo e dezenas de outros acabamentos de acordo com o gosto do seu filhote.
Afinal, a delicadeza de um recadinho, torna qualquer lembrancinha um eterno presente, né!
Vejam algumas coisinhas que eu já andei fazendo por aí...
Para se inspirar...















segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ENXOVAL

Se tem um item que eu acho difícil encontrar para crianças mais velhas é toalhas de capuz de qualidade. A maioria a venda nas lojas de produtos infantis são curtas e, portanto, pequenas demais para proteger as perninhas crescidas do frio.
Felizmente, eu tenho uma amiga que resolveu largar a advocacia e fazer enxoval.  Mãe de duas garotinhas lindas, começou fazendo justamente toalhas.
Foi amor a primeira vista.
Você pode escolher o acabamento e o tamanho. A qualidade é excepcional. Aliás, eu até brinco com ela que o produto é tão bom que a gente só compra uma vez. Nunca acaba!!
Tenho quatro e acho um excelente número.
Ela faz para bebês também (claro!), inclusive com os forros de fralda.
Logo passou a fazer também lençóis de berço, mini cama e cama, um mais lindo que o outro. Tem ainda forros de carrinho, edredons, roupões, enfim, vários itens para deixar o enxoval dos pequenos lindo e completo.
Ela nem sabe que eu estou fazendo essa propaganda aqui, mas eis um produto que eu realmente acho que vale a pena (principalmente pelo acabamento e qualidade).
Normalmente, ela atende as encomendas por email ou telefone. Mas, para quem se interessar, ela vai estar nessa próxima edição do Baby Bum. 
Confiram porque, além de tudo, ela é uma graça!










Raquel Almeida Prado
raquelalmeidaprado.blogspot.com.br
raquelalmeidaprado@gmail.com
55 11 99101-2291

domingo, 23 de setembro de 2012

UMA HISTÓRIA DE AMOR

Li o livro em pouco mais de 1 hora e meia. A leitura é rápida, graças a dinâmica da narrativa. A história é contada em 424 trechos que, ao final, revelam-se em 424 passos dados pelo próprio filho. Não, não estou adiantando o fim da história; a capa do livro anuncia: "A Queda. As memórias de um pai em 424 passos."

Lindo. Emocionante. Valioso.

Porque o mundo moderno muitas vezes nos faz esquecer do mais importante. E, às vezes, é preciso um evento trágico para nos trazer de volta à realidade.

Para quem tem filhos, recomendo. Porque o amor é um sentimento único, inexplicável, e o amor por um filho um verdadeiro mistério.

E, para quem não tem, recomendo também. Porque a vida caminha rápido demais e é preciso saber dar valor a cada passo.



"Mingardi era igual a mim. Eu era igual a Mingardi. O menino recém-nascido na incubadora era meu filho. Mingardi era Mainardi. Até nisso o hospital de Veneza errou: em seu nome."

"Espantosamente, a paralisia cerebral de Tito, para mim e para Anna, em momento algum representara um motivo de dor. Espantosamente, a paralisia cerebral de Tito, para mim e para minha esposa, em momento algum representara um peso.
Aos sete meses, Tito era apenas uma pessoa que amávamos."

"Encerrei a coluna de 24 de junho de 2002 de uma maneira vergonhosamente sentimental. Eu amava Tito. Eu amava a paralisia cerebral."

"Os passos de Tito tornaram-se minha unidade de medida. Comecei a calcular todos os nossos deslocamento a partir deles."

"Tito memorizara todas as lajotas desiguais de nosso vilarejo. A memória dessas lajotas desiguais impedia susas quedas. Em vez de trilhar novos caminhos, eu ambicionava apenas que ele trilhasse velhos caminhos. Em vez de pisar em terrenos desconhecidos, eu ambicionava apenas que ele pisasse em terreno conhecido.
O meu mundo passara a terminar no ponto em que terminavam os passos de Tito."

"A QUEDA. As memórias de um pai em 424 passos" (152 pgs)
DIOGO MAINARDI
Ed. Record
Livraria Saraiva (R$ 29,90)

sábado, 22 de setembro de 2012

BABY BUM OUT/2012

Se tem uma feira de produtos infantis que eu acho que vale (muito) a pena ir é essa. São duas edições ao ano, com muita coisa bacana.
O diferencial não são os preços mas, sobretudo, a variedade de itens que, em sua maioria, não são vistos com facilidade nas lojas.
Tem (muitas) roupas, enxoval, brinquedos, presentes, bolsas, fantasias, pijamas, objetos de decoração e até jóias.
O local é um pouco distante, mas de fácil acesso pela Marginal Pinheiros. 
Há um restaurante no local e a comida é ótima! A única queixa que tenho das visitas anteriores é o serviço de valet/estacionamento, muito demorado. De qualquer forma, nas últimas vezes, eu parei na rua mesmo e foi super tranquilo.
Tem stands da Tip Toey Joey, Cookie (pijamas de algodão pima), Paçoca (roupas/fatasias divertidas), entre outras marcas muito legais.
Eu acho o esquema bem interessante: você faz as compras, recebe um ticket em cada loja e paga tudo junto ao final quando, com os tickets carimbados, você retira as compras.
Vale se programar para passar umas 2 horas lá, porque vale a pena.



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

FESTA (DUPLA) DE ANIVERSÁRIO

Esse ano, a sobrinha mudou para a escola do filhote (mesma série e classes diferentes). Com isso, a quantidade de amigos comuns passou a ser ainda maior. Dada a proximidade das datas de aniversário, resolvemos fazer uma comemoração única. 
Foi muito difícil enxugar as listas, confesso, mas, no final, valeu muito a pena (inclusive, porque dividimos os custos).
As crianças curtiram a idéia e fizeram um única exigência: mesa e bolo separados!!
Acatada a "exigência", reservamos a data no buffet (que eles escolheram) e passamos a curtir, juntos, os preparativos.
João escolheu como tema "Star Wars", e Luísa "Rapunzel". Pronto!, estava dado o desafio de fazer combinar duas mesas com temas tão diferentes...
Encomendei apenas o bolo e os cupcakes, usei os docinhos oferecidos pelo próprio buffet (apenas forneci as forminhas que eu mesma adquiri), aluguei louças semelhantes para decorar as mesas e fiz todo o resto em casa mesmo.
Curtimos MUITO os preparativos. 
A medida que crescem, as crianças gostam cada vez mais de opinar e participam ativamente do processo criativo, o que lhes dá a noção, única, de estar contribuindo para fazer uma comemoração realmente especial.
Foi delicioso poder passar a sensação de que todo aquele cenário foi feito pra eles, como um presente mesmo, um agradecimento por mais um ano que passamos juntos. 
No final, é incrível como eles reconhecem o carinho estampado em cada detalhe, e como valorizam, por si só, aquela celebração. 
Acho que não vale gastar muito (vejo coisas absurdas por aí), mas vale caprichar e, sobretudo, comemorar.
O João sempre se diverte muito e realmente se sente especial no seu dia. 
E como é bom a gente sentir amado!
Tanto é assim que, no dia seguinte à comemoração, eu pedi pra ele falar boa noite pro pai e agradecê-lo pela festinha linda que tinha tido, e ele vira e diz: "Pai, obrigado por ser o meu melhor amigo e por ficar atrás do bolo comigo."
Como disse uma amiga, entre erros e acertos, acho que estamos num bom caminho... 
Por isso, o negócio é festejar! E tem coisa melhor do que isso??

Obs: As lindas fotos abaixo foram tiradas pela Adriana Góes, que teve a sensibilidade para captar, perfeitamente, o clima da noite e driblar, com diversão, a "rebeldia" do João que, claro!, não parou um minuto sequer. Sim, porque eis um item indispensável: uma ÓTIMA fotógrafa. Obrigada Adri que, além de uma profissional competente, é uma graça de pessoa.































Buffet Buticabeira
Rua Francisco Leitão, 383, Pinheiros SP/SP
www.espacobuticabeira.com.br

Adriana Góes Fotografia
www.adrianagoes.com.br
dricagoes.blogspot.com.br
55 11 98224-8229

Bolos e cupcakes:
Luana Davidsohn
www.cupcakesdaluana.com.br

Louças:
DFilipa
www.dfilipa.com.br

Vestido da aniversariante:
Fabiana Petroni
www.fabianapetroni.com.br
55 11 3044-6064