O dia dos professores está chegando (15/10) e, com ele, a inevitável movimentação, junto às mães, no sentido de escolher uma lembrança para esses profissionais pra lá de importantes na vida dos filhotes.
Algumas escolas posicionam-se abertamente contra qualquer espécie de troca de presentes, com o propósito explícito de evitar o incentivo do consumismo entre as crianças.
Acho até bacana a idéia, mas, sinceramente, não concordo que uma postura forçada seja capaz de ensinar algo.
É claro que existem exageros que, certamente, não precisam ser incentivados. Mas, o erro de exagerar, na minha opinião, não justifica o erro de proibir.
Felizmente, a escola do João não proíbe a prática. Digo felizmente, pois acho mesmo muito legal poder ter (mais) essa oportunidade para agradecer aqueles que, com tanto empenho, dedicam tempo, carinho e aprendizado aos nossos filhos.
Na intenção de dar sentido ao ato, muitas vezes, tomei a iniciativa de elaborar, junto com as crianças, o presente a ser dado. Na maioria das vezes, me ofereço ao menos para fazer o cartão, e faço isso com a pura intenção de personalizar a lembrança.
Já comprei uma manta e costurei retalhos onde cada um carimbou sua maozinha, já colhi digitais para um quadrinho, recolhi fotos para um fotolivro que eu mesma fiz, e por aí vai.
Tem que ter criatividade, confesso, mas tem muita coisa legal que pode ser copiada.
O que não dá é pra ficar sem agradecer e, principalmente, deixar os pequenos sem saber o sentido daquele embrulho que vão entregar, né!
Seguem idéias de coisas que eu já fiz por aqui.
Porque todo mundo gosta de receber um carinho...
Porque todo mundo gosta de receber um carinho...