segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SABINA ESCOLA PARQUE DO CONHECIMENTO

No domingo, acordamos tarde. O dia estava lindo e eu fui logo procurar algo para fazermos em família. Pensei num almoço no clube, mas foi um link no facebook que me chamou a atenção para um passeio interessante. Tinha tudo o que o João (5a) gosta: peixes, dinossauros e ciências. Achei que valeria a viagem até Santo André, na Grande São Paulo.
O lugar se chama SABINA ESCOLA PARQUE DO CONHECIMENTO.
Nunca tinha ouvido falar (e olha que sou antenada para passeios infantis) e realmente temi que o passeio fosse frustrante, dada a distância e a absoluta falta de referência (tinha apenas aquela vaga recomendação do facebook e um site institucional que eu julguei bem bacana).
Demoramos uns 40' dos Jardins (SP) até o local (em Santo André), pela Rod. Anchieta. Com o auxílio de um GPS, foi muito fácil encontrar. Optamos por almoçar em casa e saímos por volta das 14:00hs.
Foi um passeio excelente e o João ficou maravilhado com tudo o que viu.
É tudo muito organizado e os monitores são pra lá de simpáticos. Não estava cheio (acho que falta divulgação do lugar) e pudemos aproveitar as atrações com a mais absoluta tranquilidade e assistência.
Tem uma réplica de um ceratossauro (que se movimenta e emite sons), um esqueleto de um T-Rex de mais de 12m de comprimento e nichos de areia que simulam fósseis de dinossauros onde as crianças podem brincar de descobri-los.
Tem, ainda, um aquário com raias, moreias, baiacus e até um tubarão, um aquário de pinguins e também um serpentário com jibóias. É possível assistir sessões em um planetário e ainda fazer uma viagem simulada, coisas que não fizemos pois o João tem muito medo de escuro e, sabiamente, não quis se arriscar.
Tem uma boneca gigante dentro da qual é possível caminhar por entre as partes do corpo humano e um andar inteiro dedicado às ciências, principalmente à física, onde as crianças participam ativamente de vários experimentos.
O João ficou encantado, e nós também.
Pena que o lugar não é muito divulgado, porque vale muito, muito mesmo a visita.
Tem ainda um pequeno espaço dedicado à música (com um instrumento todo construído de materiais reciclados) e um espaço dedicado para crianças pequenas, com mesinhas para desenhar e montar quebra cabeças e um mini supermercado.
Acho que vale mais para maiores de 3 ou 4 anos, dependendo do perfil da criança.
De qualquer forma, é uma excelente alternativa, inclusive para dias chuvosos ou frios pois a maioria das atrações fica em ambiente fechado.
O estacionamento é ótimo, os banheiros também e há uma lanchonete (não comemos lá).
Apesar do horário (18:00hs), voltamos pra casa com facilidade e rapidez e ainda tivemos pique para um fim de noite na Lanchonete da Cidade que, aliás, passou a contar com um menu kids.
Fica a dica!

SABINA ESCOLA PARQUE DO CONHECIMENTO
Rua Juquiá, s/n, bairro Paraíso, Santo André/SP
55 11 4422-2001
Funcionamento: de 3a a 6a feira, o atendimento é exclusivo para escolas previamente agendadas. Aos sábados, domingos e feriados (e também durante as férias escolares), o local é aberto ao público, das 12 as 18:00hs, com fechamento da bilheteria as 16hs.
Adutos: R$ 10,00
Crianças (acima de 5 anos): R$ 5,00
Aceita-se cartões de débito.