terça-feira, 21 de agosto de 2012

DESFRALDE

Já passei dessa fase há algum tempo (ufa!), mas sempre me perguntam sobre isso. 

O João saiu da fralda com 2 anos e 4 meses, de uma forma muito tranquila. 
Aproveitei que ele já andava acordando com a fralda seca e tirei de um vez só, as de dia e a da noite. 
Se tem uma coisa que aprendi é que, decidido por tirar a fralda, não se pode voltar atrás. Seja pra ir na escola, para ir ao shopping ou para a soneca da tarde, nada de ficar tira e põe.
Então, uma vez conversado com a criança, o segredo é ser firme e por o plano em prática.
Normalmente - e isso também aconteceu com o João -, a criança demora mais pra aprender a fazer cocô na privada. Não que isso tenha sido um trauma aqui em casa; demorou mais, mas se resolveu com um pouquinho mais de conversa e paciência.

De fato, o que eu queria mesmo aqui era dar algumas dicas que aprendi durante o processo em casa.

- eu usei o famoso penico e usaria novamente. É um tanto trabalhoso o processo de senta, faz e (ainda) lava, mas achei melhor do que usar aqueles assentos redutores. Primeiro, porque o meu vaso é alto (e a criança, principalmente pra fazer cocô, precisa estar com o abdômem relaxado e, portanto, com os pés apoiados no chão (ou num banquinho que, à época, eu não dispunha); segundo porque, em sendo menino, aqueles redutores atrapalham no início (quando a criança faz o xixi sentada) pois "voa" xixi pra tudo quanto é lado (os penicos, normalmente, possuem uma proteção frontal na altura do pipi que diminui o risco disso acontecer).

- durante o dia, para evitar acidentes, muitas mães usam aquelas fraldas de transição, o que, na minha (humilde!) opinião, só confundem a criança. 
No meu caso, usei a cueca direto, mas... principalmente para aquelas que acham que o desfralde vai ser mais lento, conheci uma calcinha/cueca super interessante, criada com a proposta de evitar grandes vazamentos. Achei muito legal pois ela não tem qualquer semelhança com uma fralda e, melhor do que isso, parece muito com uma cueca/calcinha (têm estampadas, inclusive). Nunca usei, conheci numa feira de produtos infantis (Baby Bum) mas achei a idéia excelente. 
Onde encontrar: www.bbnatural.com.br (venda online). Aliás, a loja toda é bem bacana. Vale conferir!


- outra coisa que eu achei essencial por aqui foi o uso de um lençol descartável a noite, entre o colchão e o lençol de baixo. Muitas mãe usam capas impermeáveis no colchão, mas, sinceramente, acho aquilo um trambolho, afinal, se a criança faz xixi no meio da noite, você 1) tem que tirar aquilo tudo e deixar o colchão desprotegido; e 2) tem que providenciar a limpeza da bendita no dia seguinte. 
Portanto, em que pese o dano ambiental, o lençol descartável, por aqui, foi um "achado"!
Onde encontrar: em lojas de material hospitalar/cirúrgico (algumas vendem online). Eu comprava do lado de casa na Gino (www.gino.com.br), da marca Biofral. 


É isso aí!
Aliás, ontem, na mesma livraria do post anterior, vi um livrinho muito legal para ajudar no desfralde que vem com um redutor em miniatura e uma cartela de adesivos (de recompensa). Amei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário